Reportagem ‘Vida que Inspira’ Rede Globo Programa Mais Caminhos.

No quadro ‘Vida que Inspira’, Pedro Leonardo conhece o projeto social ‘Eu Cuido de Campinas’, que atende pessoas com distribuição de alimentos e oficinas de trabalho.


Clique na imagem para assistir o vídeo.

Conheça empresário que ajuda famílias carentes de Campinas (SP)

Em projeto social, mulheres aprendem a fazer artesanato (Foto: reprodução EPTV)
Em projeto social, mulheres aprendem a fazer artesanato em oficina gratuita (Foto: reprodução EPTV)

Neste sábado (29), Pedro Leonardo conheceu uma Vida que Inspira que faz a diferença para muitas pessoas. O empresário e voluntário Robson Gondim possui projetos com diversas atividades voltadas para moradores de rua, além de famílias e crianças carentes. Em Campinas (SP), Gondim conta um pouco de tudo o que faz para o apresentador do Mais Caminhos.

Em julho deste ano, a equipe do Mais Caminhos conheceu o Robson Gondim em uma matéria realizada pela repórter Edlaine Garcia, que mostrou pessoas que se mobilizavam para ajudar os moradores de rua, fornecendo alimento e dormitório durante a estação do inverno. E, olha só que coisa boa, descobrimos que Robson ajuda muito mais pessoas em todas as estações do ano.saiba mais.

ONG ‘Eu Cuido de Campinas’

Por isso, o apresentador, Pedro Leonardo foi ao Bairro Parque Oziel, em Campinas (SP), conhecer a ONG ‘Eu Cuido de Campinas’, fundada por Robson e mais quatro amigos.  A iniciativa do grupo, movimenta o dia a dia das famílias, que vivem no bairro carente, com muitas atividades. “É um serviço social que a gente atende a comunidade com atendimento direto a famílias, com alimentação. A gente também atende as crianças, elas são atendidas com diversos tipos de aulas: música, informática e dança” explica Gondim.

Quem foi ajudado, também ajuda. O pedreiro Valério de Oliveira auxilia na construção de uma lavanderia, que vai ajudar no projeto de expansão da ONG. “Eles abriram as portas, então a gente tem que gratificar, de coração para coração”, pontua Valério.

Do coração do Robson e dos amigos, vem a ajuda que as pessoas precisam para terem uma alimentação a mais na mesa. Duas vezes por semana, famílias da comunidade recebem frutas e legumes para uma refeição mais saudável. A dona de casa, Maria Dalva da Silva conta que o auxílio prestado está fazendo bastante diferença para quem mora na região, principalmente para aqueles que não tem nada na geladeira.

Oficinas gratuitas

Mais do que dar o peixe, o Robson ensina a pescar. As mulheres recebem aulas de artesanatos. Segundo a dona de casa Maria de Araújo, assistida pela ONG,  as oficinas a ajudam “a ocupar a mente e a aprender para futuramente ter uma renda”.

Com o intuito de tirar as crianças das ruas, o projeto destina a elas aulas e espaços especiais. “Antes aqui na rua era tudo bagunçado, agora que abriu a ONG eu comecei a vir aqui, ai melhorou e chamei meus amigos, que vieram para cá e ficou tudo melhor”, diz Brian Prado, de 11 anos.

Robson conta que às vezes pega um pouco firme com as crianças, mas que na realidade existe um motivo para isso. “Ver elas bem, ver elas amanhã fazendo uma faculdade, se formando, e a gente saber que as tiramos do fator de risco, e hoje fazendo parte da sociedade e produzindo dentro da sociedade”, realiza esperançoso Gondim.

Link da Reportagem:  http://gshow.globo.com/EPTV/Mais-Caminhos/noticia/2016/10/conheca-empresario-que-ajuda-familias-carentes-de-campinas-sp.html

Deixe uma resposta.